Quase 30% dos candidatos inscritos no ENEM faltam em dia de provas no Maranhão
As provas do Enem, realizadas neste domingo, levaram milhares de estudantes para o teste de conhecimentos que pode garantir acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Por meio das notas, também é possível pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e isso é um grande atrativo para aqueles que sonham com o ensino superior.
No Maranhão 165.771 candidatos estavam aptos a participar do exame, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Isso significa um crescimento de 26,6% no número de inscritos nesta edição, se comparado a edição de 2022, que teve pouco menos de 131 mil inscrições.
Governo e Prefeitura disponibilizaram transporte gratuito para a realização das provas e, de modo geral, foi um dia tranquilo.
O tema da redação mais uma vez ganhou destaque. Os inscritos tiveram que escrever sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Diante da temática, cabe lembrar dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua 2022, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelou o tempo dedicado pelas mulheres para os afazeres domésticos. Enquanto elas passam, em média, 21,3 horas semanais nas tarefas do lar, os homens utilizam 11,7 horas.