Reconstrução de muro da Praça Dom Pedro II avança e área deve ser liberada em agosto

Reconstrução de muro da Praça Dom Pedro II avança e área deve ser liberada em agosto

As obras do muro da rampa de acesso à Praça Dom Pedro II, próximo ao Palácio dos Leões, prosseguem. Na manhã desta segunda-feira (03), o secretário adjunto de Obras Civis da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Fabiano Junqueira Ayres, fez visita técnica ao local e atestou que os serviços estão dentro do cronograma de execução. A previsão é de que a área seja liberada em agosto.

“Iniciamos os serviços de reparo do muro no dia 21 de junho. As equipes estão trabalhando, agora, na instalação de dispositivos de drenagem para evitar novas infiltrações na estrutura”, informou o adjunto da Sinfra.

Fabiano Junqueira explicou que, após o desmoronamento de parte do muro, no final de março, houve a contenção do dano pela Sinfra e aguardo da liberação do projeto de reconstrução pela superintendência estadual do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para início das obras. “O Governo do Estado conteve o dano, elaborou o projeto com celeridade e houve a etapa de avaliação e liberação da obra pelo Iphan, que ocorreu no mês passado”, destacou Fabiano Junqueira Ayres.

Durante a visita técnica, o secretário adjunto conversou com os engenheiros responsáveis pela obra e foi informado de que, até o início de agosto, a grande obra de reconstrução da estrutura estará concluída.

“Após a instalação do sistema de drenagem, o muro será reconstruído com todas as características originais, mantendo o acervo arquitetônico da área, que é tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade. Nossa previsão é de entregarmos a obra completa no início de agosto, após a conclusão dos serviços e vistoria do Iphan”, explicou o adjunto.

Fique por dentro

Parte do muro da rampa de acesso à Praça Dom Pedro II desmoronou no dia 22 de março deste ano, após fortes chuvas em São Luís. Com o desmoronamento, o local teve de ser interditado.

A rampa de acesso à Praça e as muretas ao longo da via foram construídas entre as décadas de 1960 e 1970. Por estar em área tombada pelo Patrimônio Histórico, o muro que desabou precisa ser reconstruído seguindo orientação técnica do Iphan, que aprovou no mês passado o projeto elaborado pela Sinfra em abril, e, em seguida, liberou o início da obra.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x