Sebrae apresenta 6º Salão de Turismo da Rota das Emoções para trade turístico de São Luís

Sebrae apresenta 6º Salão de Turismo da Rota das Emoções para trade turístico de São Luís

A cidade do Rio de Janeiro será ponto de encontro da cadeia do turismo na próxima semana (de 27 a 29 de setembro) durante a 50ª Abav Expo, que acontece no Riocentro, na capital fluminense. O evento abriga, como programação paralela, o 6º Salão de Turismo da Rota das Emoções, marcando o encontro da Rota com o mercado, agentes e operadores de turismo de todo o país e internacionais.

Os detalhes desta sexta edição do Salão, o primeiro realizado fora do território dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará desde a criação da Rota das Emoções em 2005, foram apresentados ao trade de São Luís, em ação organizada pelo Sebrae no Maranhão, que teve a participação de mais de 60 pessoas, entre empresários de São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Barreirinhas, Santo Amaro e da capital, lideranças de classe, imprensa especializada no turismo, representantes de Instâncias de Governança de municípios da Grande Ilha, além de dirigentes, técnicos e conselheiros do Sebrae.

Entre os presentes, a secretária da Setur-MA, Socorro Araújo; o secretário da Setur SLZ, Saulo Ribeiro; o secretário de Indústria e Comércio de Paço do Lumiar e presidente da Instância de Governança do Polo São Luís, Biné Amado; os conselheiros Jezanias Monteiro (Ceape-MA) e Edilson Baldez (Fiema); o subsecretário da Setur-MA, Luís Tadeu Nunes; o vice-presidente do COMTUR SLZ, Pedro Robson Holanda, além de técnicos do Sebrae da área de turismo e do Superintendente Albertino Leal e do diretor Técnico Mauro Borralho.

Conexões – O lançamento terminou sendo um grande momento de conexões, expectativa do trade e de encontro com as novidades do 6° Salão de Turismo da Rota das Emoções, realizado no Espaço Casa de Juja (Brisamar Hotel). Na ocasião, a articuladora do Escritório Regional Norte do Sebrae no Ceará (estado que lidera a organização do Salão este ano) e também coordenadora regional da Rota das Emoções, Suilany Teixeira, antecipou detalhes que estão sendo preparados pelos estados integrantes da Rota das Emoções para despertar no visitante do estande (na Abav Expo) e no mercado turístico o desejo de vivenciar experiências únicas e tudo o que a Rota tem a oferecer.

“O espaço foi concebido para proporcionar aos visitantes experiências únicas de encanto e do desejo de desfrutar da Rota das Emoções e de seus atrativos”, salientou a coordenadora. Segundo ela, além da promoção da Rota em âmbito nacional, o 6º Salão vai possibilitar amplo contato com agentes de viagens, em um espaço personalizado, interativo e moderno, concebido para sublinhar os principais elementos da Rota – a exuberância dos atrativos. Serão evidenciados aspectos como a produção associada ao turismo no âmbito do roteiro integrado, além de fortalecer a governança regional, gerar oportunidades de negócios junto a operadores nacionais e internacionais e para a comercialização dos produtos e serviços ofertados por empresas que atuam na Rota.

O 6º Salão propiciará também a troca de informações e conhecimento sobre o roteiro, favorecendo a apresentação e divulgação de novos roteiros e produtos turísticos criados e fomentados pelo Sebrae no território da Rota das Emoções.

Espaço integrado – Entre outros atrativos e levando-se em conta o fato de o Salão ocorrer paralelamente a um dos mais relevantes eventos da cadeia turística do país, na Abav Expo 2023, os três estados vão estar instalados em um espaço integrado, que vai oferecer, por exemplo, exposição de artesanato, degustação de itens da gastronomia e bebidas típicas, apresentações culturais, distribuição de material promocional do roteiro, ativações com sorteios, distribuição de brindes, além de ações de conhecimento, reuniões técnicas e rodadas de negócios.

“Trata-se de um momento de culminância dos resultados obtidos nestes 18 anos de existência da Rota das Emoções, em que se destacam a integração e o fortalecimento dessa experiência colaborativa entre os três estados direcionada para fomentar o turismo como vetor de crescimento”, avaliou o diretor Técnico

do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho. “Este momento sinaliza que os resultados no turismo são frutos de atuação coletiva. Nenhum ente dessa importante cadeia consegue avanços sozinhos”, completou o conselheiro do Sebrae e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Edilson Baldez das Neves.

“Trata-se de um momento bastante relevante para a cadeia do turismo, para o empresariado do setor e para a Rota das Emoções este 6º Salão, que vai nos permitir uma maior divulgação desse roteiro, de suas potencialidades, gerando negócios e aproximações comerciais importantes, dando visibilidade a uma iniciativa que envolve três estados e se destaca na oferta turística nacional e internacional”, analisou o presidente da ABIH – MA, Armando Ferreira.

Maranhão na Abav Expo – Além do 6º Salão de Turismo da Rota das Emoções, na 50ª Abav Expo, o Maranhão marca presença com uma caravana de quase 50 empresários de diversos polos turísticos do estado, ocupando espaço no estande do estado do Maranhão, organizado pela Secretaria de Estado do Turismo, e também no espaço do Sebrae Nacional.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x