Startups maranhenses vivenciam intensa jornada de aprendizado e networking no Startup Summit 2023 em Florianópolis

Startups maranhenses vivenciam intensa jornada de aprendizado e networking no Startup Summit 2023 em Florianópolis

Uma comitiva de 30 pessoas, composta por empreendedores de startups e membros da diretoria do Sebrae Maranhão mergulhou na experiência inspiradora do Startup Summit 2023, que aconteceu em Florianópolis, SC. Durante três dias intensos, o evento proporcionou um ambiente de conexões valiosas, aprendizado e a concretização de negócios e oportunidades promissoras.

Para a Geo Bee, startup maranhense, o evento foi uma oportunidade ímpar. A CEO, Cintia Pacheco, ressaltou a importância do suporte do Sebrae Maranhão e do encontro com criadores de abelhas de diferentes partes do Brasil. “O Startup Summit foi uma experiência incrível para a Geo Bee. O Sebrae Maranhão nos apoiou mais uma vez, e conseguimos nos conectar com vários criadores de abelhas de Santa Catarina e de outros estados da região sul, o que para nós é de suma relevância, visto que pretendemos criar o protocolo de redução de perdas de abelhas para esta região”, pontuou.

A presença maranhense foi destaque. Foram 12 startups que apresentaram suas soluções e concretizaram parcerias e mais quatro estudantes do IFMA de Santa Inês, que estão começando

uma startup e foram ao evento vivenciar o ambiente de conexões e inovação. Clistenys Eduardo, da Startup Miniverso, falou da satisfação ao estabelecer contatos e colaborações com empresas do sul do Brasil. “Nosso objetivo era nos conectarmos com empresas e hubs do sul do Brasil. Com alguns já tínhamos uma conversa prévia, mas faltava uma interação. Conseguimos demonstrar nossa solução na prática e fechar parcerias para projetos futuros”, falou o CEO da Miniverso, que desenvolve ambientes imersivos em realidade virtual para educação.

Competição – Outro destaque foi a participação da Startup maranhense Tec Teca, que foi uma das finalistas do Desafio Like a Boss do Sebrae 2023. “O evento, sem dúvida foi incrível para nós. Aqui, nos desafiamos, conquistamos clientes e conseguimos nos projetar para todo país”, ressaltou a Jéssica Furtado, co-fundadora da Tec Teca. A startup tem como missão central incentivar a leitura para crianças por meio de uma abordagem envolvente e interativa. Seu aplicativo hospeda uma coleção diversificada de histórias animadas, que permite às crianças mergulhar em mundos literários de maneira única. As obras são projetadas para envolver e encantar, com recursos interativos que aproximam as crianças das histórias, resultando em um amor duradouro pela leitura.

As interações entre empreendedores também foram destacadas, sendo essenciais na construção de alianças empresariais. Ingrid Barroso, da Iter Mentory, enfatizou a transformação que o evento proporcionou ao seu negócio, não só em termos de conexões, mas também de aprendizado e planejamento para futuros investimentos, “Nossa participação no Startup Summit 2023 foi um divisor de águas para nosso negócio. Conseguimos fazer conexões e o evento nos proporcionou diversos aprendizados sobre pessoas, tecnologia, e produto para articulações e tomadas de decisão que vamos fazer junto com todo nosso time”, pontuou.

Para o diretor Técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, o resultado da missão foi muito positivo. “O Startup Summit 2023 foi um grande sucesso para o Maranhão. Nossos empreendedores conseguiram articulações valiosas e conexões extremamente importantes para o desenvolvimento de cada um, consolidando o Maranhão com um polo de ideias e negócios inovadores. Que venham, então, os próximos eventos !”, afirmou ele. Também estiveram em Florianópolis acompanhando a missão maranhense, a diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Edila Neves, e o gerente de Inovação e Tecnologia, César Guimarães.

O Evento – O Startup Summit 2023, resultado da colaboração entre o Sebrae, a ACATE e a ACIF, reuniu cerca de 10 mil participantes ao longo dos três dias. Com 300 startups apresentando e negociando seus projetos com investidores, o evento abriu espaço para contatos que se traduzem em investimentos para alavancagem dessas iniciativas. O evento também ofereceu 200 palestras durante os três dias de realização.

Esta sexta edição, a maior até o momento, o Startup Summit garantiu conexões entre 10 países e inúmeras empresas de todo o Brasil. Além disso, figurou como um dos maiores eventos internacionais de startups do país, com presença notável de países como Portugal, China, Reino Unido, Israel, Estados Unidos, Holanda, Alemanha e Emirados Árabes.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x