Apoiada pelo Sebrae, maratona Global Game Jam 2024 acontece em São Luís a partir de sexta-feira

Apoiada pelo Sebrae, maratona Global Game Jam 2024 acontece em São Luís a partir de sexta-feira

Entre os dias 26 e 28 de janeiro, o ecossistema de games do Maranhão estará mobilizado na maior maratona mundial de criação de jogos digitais – a Global Game Jam 2024.

Considerada uma das maiores maratonas criativas e a maior de desenvolvimento de games do mundo, a Global Game Jam (GGJ) 2024 acontecerá este ano no formato presencial em São Luís, no Sebraelab (Anexo ao Multicenter Negócios e Eventos), tendo o momento de abertura programado para sexta-feira, 26 de janeiro, às 17 horas.

A Global Game é um evento colaborativo internacional de criação de jogos realizado anualmente. No evento, os participantes (jammers) tem como objetivo desenvolver um protótipo de jogo digital em 48 horas, em uma maratona que ocorre simultaneamente em sedes espalhadas por mais de 100 países.

No Brasil, são 24 sedes regionais. Entre as sedes confirmadas, encontra-se a sede de São Luís, onde a maratona está sendo organizada pela AMAGAMES  (Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos). com apoio do Sebrae MA. As inscrições encerraram mas você pode conferir a abertura (dia 26 às 18h) e o encerramento (dia 28 às 17h) para conferir os projetos desenvolvidos.

A maratona foi pensada para pessoas maiores de 18 anos dispostas a encarar o desafio de criação de um jogo em menos de 48 horas. Entre os participantes da Global Game Jam, estão desenvolvedores com experiência em programação, pessoas dos ramos de arte ou música e até o entusiasta que nunca teve contato com o desenvolvimento de jogos, mas se interessa pelo assunto. O único requisito é ter disposição para aprender e imergir no mundo do desenvolvimento de jogos digitais.

Apoio do Sebrae e programação – Assim como nas edições presenciais de 2020, 2022 e 2023, a Global Jam 2024 será sediada no Sebraelab, espaço colaborativo de inovação do Sebrae Maranhão (Cohafuma).

Terá início no dia 26 de janeiro (sexta-feira), às 18 horas, e se estenderá até o dia 28 de janeiro (domingo), às 18 horas. A maratona terá uma cerimônia de abertura, quando está prevista a revelação do tema do jogo. “Os jogos criados devem, portanto, estar relacionados ao tema e explorar a criatividade para criar grandes experiências”, explica Kássio Sousa, da AMAGAMES.

A partir daí, serão organizadas as equipes e iniciadas dinâmicas de brainstorming para extrair interpretações e ideias para jogos com base no tema. Com as equipes formadas, os participantes irão embarcar no desafio de colocar a mão na massa e criar seus jogos. “Vale lembrar que os jammers não precisam ser experientes na criação de jogos para participar do evento, basta se permitirem aprender, trocar conhecimentos, ideias e conhecer outros desenvolvedores”, acrescenta Kássio Sousa.

Para Danielle Abreu, coordenadora de Produtividade e Transformação Digital do Sebrae no Maranhão, “serão dois dias de imersão completa para a criação e produção de jogos, gerando oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades para os participantes e também um importante espaço de visibilidade para a dinâmica do ecossistema de games no estado, que tem se desenvolvido fortemente nos últimos anos, em um ambiente do qual o Sebrae participa com bastante entusiasmo”, pontua a coordenadora.

O evento também está sendo patrocinado pela OPS Game Studio, Yottabyte, Oxygeni, MK Academy, Roque Aço e Cimento, Ludorama e Maximize.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x