Assembleia homenageia os 30 anos do movimento ‘Ação da Cidadania’ de combate à fome e à miséria

Assembleia homenageia os 30 anos do movimento ‘Ação da Cidadania’ de combate à fome e à miséria

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta quinta-feira (22), Sessão Solene alusiva aos 30 anos do movimento ‘Ação da Cidadania’. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Zé Inácio (PT). O ato, realizado no Plenário Nagib Haickel, foi conduzido pelo deputado Francisco Nagib (PSB) e contou com a participação de representantes do movimento no Maranhão e autoridades.

De acordo com o deputado Zé Inácio, autor da proposição, celebrar os 30 anos da ação é reconhecer todo um esforço de pessoas e entidades que sempre se colocaram de maneira voluntária a defender a vida.

“Há exatos 30 anos, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, criou o maior movimento social de combate à fome do Brasil. Até hoje, a Ação da Cidadania se empenha em livrar o Brasil da miséria. Betinho mobilizou toda a sociedade para enfrentar um problema urgente: a fome. A campanha e o lema jamais foram esquecidos: ‘Quem tem fome, tem pressa’. E levar comida a quem não tinha era o grande objetivo da ação”, lembrou o parlamentar.

Presente ao evento, a secretária de Políticas para as Comunidades e ex-deputada estadual, Helena Duailibe, destacou a importância da iniciativa.  “A Ação da Cidadania trabalha para estimular a participação cidadã na construção e melhoria das políticas públicas sociais voltadas ao combate à fome. Uma homenagem justa e digna a todos os envolvidos”, afirmou.

A coordenadora-geral do ‘Ação da Cidadania’ no Maranhão, Shirley Bruzaca, considerou justa a homenagem aos voluntários do movimento. “São três décadas de luta contra a fome, a miséria e a insegurança alimentar no nosso estado. Os homenageados são a base de sustentação do movimento, por isso é mais que justa essa homenagem”, declarou.

Homenageados

Durante o ato solene, foi mostrado um vídeo do documentarista Daniel Carvalho de Souza, filho do sociólogo Betinho, criador da ONG Ação da Cidadania, agradecendo a homenagem ao pai.

A jornalista Jane Lobo recebeu homenagem póstuma ao esposo, Marcos Nogueira, também jornalista e grande colaborador do movimento no Maranhão. “É emocionante está aqui representando o meu marido. Ele que tanto se dedicou à causa e lutou contra a fome no estado”, disse.

Emocionada, a voluntária Nazaré Pinto, agradeceu a homenagem e disse que está há anos combatendo a fome no Maranhão. “A fome é um problema social e econômico, portanto, passível de ser resolvido pela atuação do estado junto com os cidadãos. Por isso, eu continuo na luta, pois quem tem fome, tem pressa”, concluiu.

Também estiveram presentes à cerimônia o deputado Florêncio Neto (PSB), o conselheiro do TCE/MA, Washington Luiz de Oliveira; a conselheira estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Concita da Pindoba, além de representantes de órgãos e entidades ligadas ao Movimento Ação Cidadania.

 

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x