PF flagra transporte legal de madeira e funcionamento de carvoarias no interior do Maranhão

PF flagra transporte legal de madeira e funcionamento de carvoarias no interior do Maranhão

Durante a primeira fase da Operação Arariboia Livre (11 a 20/06/2023) a Polícia Federal juntamente com IBAMA, FUNAI e brigadistas do ICMBio percorreram as cidades de Grajaú/MA, Arame/MA e Amarante/MA e fiscalizaram diversos empreendimentos madeireiros instalados nestes municípios, no total de 45 serrarias e movelarias. Todos os empreendimentos estavam funcionando de forma irregular, seja porque não possuíam licença de operação, seja porque possuíam madeira sem origem comprovada, havendo fortes indícios que toda a madeira era oriunda de Terras Indígenas próximas.

Além disso, houve sobrevoos e incursões terrestres nas Terras Indígenas Arariboia, Bacurizinho e Porquinhos, sendo encontrado caminhões realizando transporte ilegal de madeira, madeiras em tora armazenadas e carvoarias em funcionamento.
Durante os trabalhos fiscalizatórios foram apreendidos cerca de 1.000 m³ de madeira, destruídos 15 fornos para a fabricação de carvão, 177 foram maquinários destruídos, 08 pessoas presas em flagrantes e 01 mandado de prisão preventiva cumprido. Toda a madeira serrada aprendida foi doada à FUNAI e transportada para comunidades na região, tendo a Polícia Federal realizado o trabalho de escolta dos caminhões.
As atividades de fiscalização ocorriam nos três turnos, manhã, tarde e noite, sendo ainda realizada rondas pela madrugada nas serrarias a fim de coibir a retirada da madeira apreendida.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x