Circuito Empreendedor promovido pelo Sebrae Maranhão percorre municípios da Baixada e Litoral Ocidental do estado.

Circuito Empreendedor promovido pelo Sebrae Maranhão percorre municípios da Baixada e Litoral Ocidental do estado.

Uma experiência única de empreendedorismo, cultura e turismo na região do Litoral Ocidental Maranhense. O Circuito Empreendedor, promovido pelo Sebrae Maranhãonos municípios de Alcântara, Cururupu, Cedral, Guimarães, Pinheiro e Peri Mirim, desbravou logo no seu primeiro dia, terça-feira (17), a belíssima Alcântara, repleta de história e tradição, para dar início a uma programação enriquecedora na região.

O Circuito Empreendedor começou com a Feira da Mulher Quilombola, que trouxe à Praça da Matriz mais de 30 talentosas artesãs, que exibiram seus trabalhos durante todo o dia. E simultâneo à feira, as Carretas da Saúde do Sesi ofereceram atendimentos odontológicos gratuitos e realizaram oficinas sobre Aproveitamento Integral dos Alimentos (AIA).

A Feira foi a primeira parada da comitiva do Sebrae, que foi recebida pelo prefeito Nivaldo Araújo, pela Banda Escola de Música Josias Ribeiro Tavares, e pelo grupo Corte Imperial do Divino Espírito Santo. Eles acompanharam a comitiva em cortejo desde o Porto do Jacaré até a Praça da Matriz. 

Dona Raimunda Rodrigues, artesã que participou da Feira da Mulher Quilombola, pontuou que foi uma grande oportunidade para a valorização do seu trabalho. “A Feira da Mulher Quilombola foi uma experiência incrível para nós, artesãs quilombolas. Pudemos mostrar nossos trabalhos e compartilhar nossa cultura com os visitantes. Foi uma oportunidade única de valorizar nossa arte e tradições”, disse a artesã.

Concomitante com a programação da Praça da Matriz, no IFMA acontecia um Encontro de Lideranças, onde líderes da região discutiram o futuro do turismo no Litoral Ocidental Maranhense. No encontro o Sebrae Maranhão apresentou o plano de marketing elaborado pela instituição, exclusivamente para o programa Alcântara Mais – Cidade Empreendedora. O programa foidesenvolvido por meio de uma parceria entre o Sebrae, Secretaria de Estado da Indústria e Comércio – SEINC e a gestão municipal de Alcântara.

“O reconhecimento do turismo nos Quilombos é essencial para preservar a cultura e gerar oportunidades econômicas. A exploração sustentável do meio ambiente é fundamental para o turismo, e o Sebrae está comprometido com essa abordagem. As discussões sobre o futuro são cruciais para moldar uma região próspera e sustentável, tendo o respeito ao meio ambiente como um valor central, e o programa Alcântara Mais – Cidade Empreendedora desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida na região”, pontuou Albertino Leal, Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão.

Outra pauta importantíssima abordada no Encontro de Líderes, foi a Regularização Fundiária, que foi levantada pela Corregedoria do Tribunal de Justiça do Maranhão, representada pelo membro do Núcleo de Governança Fundiária, Robert da Silva.  

“A regularização fundiária é um compromisso essencial para garantir a segurança jurídica e facilitar o acesso às linhas de crédito para investimentos. A Corregedoria do Tribunal de Justiça do Maranhão trabalha incansavelmente para garantir que os processos de regularização sejam justos, transparentes e eficientes. Nosso objetivo é contribuir para um Maranhão onde a titulação de terras seja uma realidade para todos, promovendo o desenvolvimento e a equidade social em nosso estado”, destacou Robert da Silva.

Em concordância com a pauta, a secretária estadual de turismo, Maria do Socorro Araújo, que na ocasiãorepresentou o governo do estado, pontuou a importância de fortalecer as parcerias. “O encontro de líderes é uma oportunidade para fortalecer parcerias e compartilhar experiências no setor do turismo. A troca de ideias e a colaboração são fundamentais para impulsionar nosso estado como um destino turístico de destaque. Ao unirmos forças, podemos oferecer experiências incríveis aos visitantes e impulsionar o desenvolvimento econômico de nossa região, destacando a riqueza de nosso patrimônio cultural e natural”, expressou a secretária.

A reunião de líderes foi finalizada com a entrega de kits para os guias turísticos de Alcântara e para as artesãs que participaram da Feira da Mulher Quilombola, e ainda oscertificados aos participantes das últimas oficinas realizadas pelo Sebrae no município.

O primeiro dia do Circuito Empreendedor em Alcântara foi finalizado com uma visita ao Quilombo de Itamatatiua, onde a comitiva pôde acompanhar de perto o trabalho das ceramistas do Quilombo. “O Sebrae é muito importante para todos nós aqui de Itamatatiua. Após a chegada do Sebrae aqui nós já crescemos muito, fomos capacitadas  para fazermos um melhor acabamento em nossas peças de cerâmica, a precificar nossas peças e tantas outras capacitações importantes para o nosso crescimento. Só temos a agradecer ao Sebrae”, destacou dona Neide, ceramista de Itamatatiua

A comitiva do Circuito Empreendedor, composta pela diretoria, equipe técnica do Sebrae e por representantes da FCDL, CEAPE, CDE, SEINC, IPHAN, FUMPH, GV Consultoria, Agência Mallman, FIEMA, Centro de Lançamento de Alcântara, Corregedoria do Tribunal de Justiça, prefeituras de São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, governo do estado e empresários, seguiu para Cururupu, onde participaram de um “jantar cultural”, organizado pelo Sebrae, junto com a prefeitura de Cururupu.

O jantar aconteceu no Palácio das Festas, e contou com a exposição de produtos artesanais, do grupo de Artesãs da Casa de Artesanato Floresta dos Guarás, música ao vivo com cantores regionais e uma apresentação do grupo de carimbó Flor de Açaí.

O segundo dia do Circuito Empreendedor, que aconteceu nesta quarta-feira, teve como destino os municípios de Cedral e Guimarães. Os participantes foram agraciados com experiências de aventuras e descobertas. Em Cedral a comitiva foi recebida pelo prefeito Fernando Cuba,  e se dividiu em dois grupos, cada um embarcando em uma experiência única.

Enquanto um grupo se lançava ao mar em um emocionante passeio náutico, pelo Circuito dos Guarás, partindo do Porto de Pericaua para explorar as deslumbrantes ilhas da região, o outro desbravava a terra firme seguindo a Rota do Quilombo Canavial. Nesse trajeto, visitaram a praia do Português, testemunharam o talento no estaleiro de Siô Maneles, desfrutaram das belezas da praia de Outeiro e, por fim, tiveram a honra de conhecer a calorosa comunidade quilombola de Canavial.

Encantada com os passeios que fez, Edila Neves, Diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, falou sobre a importância do empreendedorismo das artesãs. “Os passeios foram verdadeiramente encantadores. Conhecer de perto as riquezas do nosso litoral maranhense me inspirou. Além disso, presenciar o empreendedorismo feminino das artesãs foi incrível. É gratificante ver como essas mulheres transformam sua criatividade em oportunidades de negócios. O Sebrae está comprometido em apoiar e fortalecer o empreendedorismo feminino, tornando a arte e a cultura maranhense ainda mais valorizadas”, destacou Edila Neves.

Saindo de Cedral, o próximo destino do Circuito Empreendedor, foi a cidade de Guimarães, onde conheceram o espaço físico da Sala do Empreendedor e assistiram uma apresentação do grupo de Caixeiras do projeto “Casa de Augusta”, e logo após fizeram uma visita ao Quilombo Cumum, prestigiaram o grupo de boleiras e Tambor de Crioula do Quilombo, finalizando com uma visita guiada pelo próprio prefeito Osvaldo Gomes, à praia de Araoca, onde assistiram apresentações de grupos infantis das escolas públicas.

Nesta quinta-feira, último dia de programação do Circuito Empreendedor, aconteceu a inauguração da 150ª Sala do Empreendedor no Maranhão. A comitiva do Circuito Empreendedor foi recepcionada pelo Prefeito HeliezerSoares, e pela Fanfarra Banda Marcial Municipal de Peri-Mirim

A subsecretária da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio, Karina Lima, falou sobre a importância da parceria entre o Sebrae e a SEINC, e sobre a visão do governo estadual.

“É com imensa satisfação que compartilho a importância da parceria da SEINC com o Sebrae, essa parceria que tem gerado um impacto significativo, não apenas no crescimento dos negócios locais, mas também na geração de empregos e no fortalecimento da economia da região, principalmente através do Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa que visa fortalecer o empreendedorismo e a inovação em nossas comunidades. Com o apoio do Sebrae, através da Sala do Empreendedor, temos conseguido oferecer capacitação, consultoria e suporte técnico aos empreendedores locais, tornando nossas cidades mais vibrantes e competitivas. A visão do governo do estado é transformar essa região em um polo de inovação e empreendedorismo, e essa parceria com o Sebrae é o caminho para alcançar esse objetivo”, pontuou Karina. 

Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Celso Gonçalo, que agradeceu toda a comitiva pela participação, o circuito foi mais uma oportunidade de fortalecer a presença do Sebrae e de todo o sistema S na região. “Em nome do Sebrae, quero expressar minha sincera gratidão a todos que participaram do Circuito Empreendedor. Foi uma experiência enriquecedora, e agradeço o apoio de nossos parceiros do sistema ‘S’, em especial ao Senai, SESI, SENAC, SESC e SENAR. Juntos, estamos promovendo o empreendedorismo e fortalecendo nosso amado Maranhão. Continuamos trabalhando lado a lado para um futuro próspero”, agradeceu Gonçalo.

A inauguração da nova sede da Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro fechou a programação do Circuito Empreendedor com a participação da comitiva e mais de 300 convidados, representantes do setor público, setor privado, terceiro setor e população civil. 

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x