Deputada Fabiana Vilar propõe Projeto de Lei para incluir PCDs em publicidades oficiais

Deputada Fabiana Vilar propõe Projeto de Lei para incluir PCDs em publicidades oficiais

A deputada Fabiana Vilar (PL), mostrando-se preocupada com as minorias, propôs um novo projeto de lei no qual inclui e valoriza as pessoas com deficiências (PCDs). O documento dispõe sobre a presença obrigatória de PCDs em peças publicitárias veiculadas pela Administração Pública do Estado, além de determinar que estas peças sejam acessíveis a todos os públicos.

Essa iniciativa, além de proporcionar representatividade a milhares de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência, busca também combater preconceitos, estigmas e a exclusão social sofridos por esse grupo. A proposta também reforça o comprometimento do estado do Maranhão com o cumprimento da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

“É fundamental que o Estado, enquanto instituição que deve promover a igualdade, dê o exemplo incluindo as pessoas com deficiência em suas propagandas. Precisamos mostrar que a deficiência não limita a pessoa, que ela pode e deve estar em todos os espaços”, declara Fabiana Vilar.

A proposição determina que todas as peças publicitárias veiculadas pelo Estado, estejam elas em formato de áudio, vídeo, imagem ou texto, devem contemplar a presença de pessoas com deficiência. Ademais, essas peças precisam ser acessíveis, com a inclusão de recursos como audiodescrição, legenda e Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Marco

Segundo a parlamentar, o projeto de lei é um marco na luta pelos direitos das PCDs no Maranhão e um exemplo para todo o Brasil. A valorização e a inclusão dessas pessoas em peças publicitárias, certamente, contribuirão para a desconstrução de estereótipos e preconceitos, além de promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades.

Agora, a população do Maranhão poderá ver uma maior representatividade nas peças publicitárias que passarão a retratar a diversidade da sociedade. O PL da deputada Fabiana Vilar é um grande avanço e reflete um compromisso do Estado com uma sociedade mais justa e inclusiva.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x