Força-tarefa da PM e Polícia Civil combate exploração sexual de crianças e jovens na Grande Ilha
Com o trabalho integrado da Polícia Militar e da Polícia Civil, uma grande ação foi realizada em São Luís na noite desta quinta-feira (16) como parte da Operação Caminhos Seguros, uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública para prevenir e combater a exploração sexual de crianças e jovens. A mobilização marcou o Dia D da operação que contou com apoio de vários estados brasileiros.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, lembrou que o Dia D contou com ações em todo o estado, incluindo a mobilização na Grande Ilha, que compreende os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Foram realizadas blitzen, abordagens e fiscalizações em bares, casas de eventos, postos de combustíveis, dentre outros estabelecimentos comerciais.
“Essa ação do Ministério da Justiça veio para reforçar ainda mais esse trabalho já existente no Maranhão, que é um trabalho forte, de repressão a exploração sexual de crianças e adolescentes. Estamos realizando tanto ações repressivas quanto ações educativas para prevenção desse crime”, informou o secretário.
O delegado-geral da Polícia Civil, Jair Paiva, informou que até a noite de quinta-feira já haviam sido realizadas 24 prisões por conta da operação em todo o estado. Ele ressaltou a importância da comunicação e trabalho integrado com o Governo Federal.
“Essa operação acontece uma vez por ano em cooperação com o Ministério da Justiça e tem foco nas ações de forma repressiva e também preventiva através de palestras e atos de conscientização. A Polícia Civil e todo o sistema de segurança está nesse combate diário durante os 365 dias do ano”, destacou Jair Paiva.
Além do trabalho integrado da Polícia Militar e da Polícia Civil, as ações no Maranhão também contaram com o apoio dos Conselhos Tutelares. O subcomandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Nilson Ferreira, lembrou que o Dia D é precedido por um grande trabalho de inteligência.
“O Dia D é a consolidação de várias semanas de investigação. Essa é uma operação do Governo Federal que conta com o apoio massivo do governo estadual e existe um calendário de operações ao longo do ano e está é uma das que possui maior envergadura. Nosso foco é proteger crianças e adolescentes vítimas desse crime que tanto incomoda a sociedade”, ressaltou o subcomandante-geral.
No Maranhão, a Operação Caminhos Seguros foi deflagrada no início de maio e se estende até o dia 18 do mês. Neste período, estão sendo intensificadas as ações educativas, fiscalizações, cumprimentos de mandados de prisão e conclusão de inquéritos.