Maranhão começa vacinação de maiores de 6 meses contra Influenza

Maranhão começa vacinação de maiores de 6 meses contra Influenza

A população acima de seis meses, a partir desta segunda-feira (15), poderá ser vacinada contra Influenza (Gripe) no Maranhão. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta que nestes períodos as doenças de transmissão respiratórias são mais frequentes. Para reforçar a proteção, a população pode vacinar nas Policlínicas Vinhais, Cidade Operária, Vila Luizão e os hospitais Aquiles Lisboa (Bonfim) e Dr. Genésio Rêgo, e nas Unidades Básicas de Saúde do seu município.

Até o momento, o Maranhão contabilizou a aplicação de 726.899 doses da vacina contra a influenza que corresponde a 34,41% cobertura vacinal. “Continuamos trabalhando em conjunto com as prefeituras para que a nossa população esteja protegida contra a Influenza. Com a ampliação do público, esperamos que toda a sociedade possa fazer a adesão, prevenindo as formas mais graves da doença no estado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

De acordo com o Ministério da Saúde, embora pessoas de todas as idades sejam suscetíveis ao vírus Influenza, alguns grupos são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença. Nesse sentido, destacam-se as gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, especialmente cardiorrespiratórias, obesidade, diabetes, imunossupressão, dentre outros. Nesse sentido, a SES reforça a importância da vacinação para esses grupos.

No estado, a vacinação foi iniciada no último quatro de abril e tem como objetivo reduzir novos casos de Síndromes Gripais (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza, bem como do aumento de casos graves e hospitalizações.

Para se vacinar, é necessário não estar apresentando sinal ou sintoma de Síndrome Gripal, estar portando documento oficial com foto e carteira de vacinação. As salas de vacinas dos 217 municípios do Maranhão estão abastecidas com a vacina contra a Influenza.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x