Pais empreendedores apoiados pelo Sebrae transmitem valores, enfrentam desafios e celebram com seus filhos

Pais empreendedores apoiados pelo Sebrae transmitem valores, enfrentam desafios e celebram com seus filhos

No mês de agosto, mergulhamos nas histórias de pais que não só lideram negócios de sucesso, mas também moldam o futuro através de lições valiosas para seus filhos. São homens que não só encaram os desafios do mundo dos negócios, mas também dedicam seu tempo e esforço para serem inspiração para seus filhos, transmitindo valores empreendedores que moldarão o futuro.

O empresário José dos Reis Luz Júnior, de 40 anos, proprietário do Panda Brasil Trips, é pai da Joyce Gonzaga Marques Luz, de 20 anos. Ele iniciou a carreira como CLT em 2004, em paralelo, trabalhava em projetos extras até que em 2016 deixou o emprego para empreender na área de turismo. “Fui CLT por 12 anos e fui empreendendo de forma paralela. Nos últimos anos como CLT, só olhava minha filha aos finais de semana porque eu trabalhava no interior do estado e acabei perdendo parte do seu crescimento. Pedi as contas em 2016 quando minha filha tinha 13 anos, e desde então, me dedico 100% aos meus empreendimentos na área de viagens”, conta.

O empresário José dos Reis já participou de missões de turismo e fez diversos cursos pelo Sebrae. “O Sebrae tem me ajudado bastante a manter o foco no empreendedorismo. O curso mais complexo que já fiz foi o Empretec, um divisor de águas na minha percepção de empreendedor. O programa me fez desenvolver novas habilidades e importantes conexões. Atualmente, estou estruturando os processos para a contratação da primeira equipe para nossa empresa a partir do que aprendi”, relatou.

O Empretec é o maior curso de empreendedorismo mundial e no Brasil é executado pelo Sebrae. É desenvolvido internacionalmente pela ONU e utiliza uma metodologia vivencial para potencializar as habilidades empreendedoras de seus participantes.

Outro exemplo de pai empreendedor é o José Ivan Ferreira, que começou suas atividades empresariais em 1994, em Caxias, Maranhão, no ramo de calçados e acessórios. “São 29 anos de muito trabalho. Hoje estamos com 13 lojas em diversas cidades do Maranhão. Nascemos com a venda de tecidos, após expandimos para a venda de calçados e acessórios. Iniciamos com cinco funcionários e hoje temos cerca de quinhentos colaboradores”, relata o empresário e proprietário da Loja Ideal Magazine, pai do Ivan Bruno, com 27 anos e do Igor Henrique, com 25 anos. Atualmente, José Ivan tem participação ativa no Projeto Liderança para o Desenvolvimento Regional – Lider, desenvolvido pelo Sebrae e também já fez o Empretec.

Equilibrando Paternidade e Empreendedorismo

Ser pai e empreendedor requer equilíbrio. O gerenciamento do tempo e a estabilidade financeira surgem como os principais desafios para harmonizar o papel paterno com as demandas do negócio. É uma realidade que exige flexibilidade, saber quando desconectar e estar verdadeiramente presente nos momentos familiares. “É aquela velha máxima: trabalhar mais para ganhar mais é ter menos tempo. O equilíbrio financeiro e a gestão de tempo foram duas peças importantes para garantir tempo de qualidade com a família”, pontuou José dos Reis.

Para Ivan Ferreira, conciliar a vida de empreendedor e a paternidade merece atenção especial pois gerenciar o tempo entre as duas atividades, pode não ser tão fácil. “São duas coisas distintas, mas parecidas que merecem toda atenção que você possa dispensar. Precisamos ter os momentos de trabalho, mas os momentos em família, com lazer e são essenciais, pois é fundamental a união da família para que todos estejam engajados nas mesmas causas”, enfatizou o empresário.

O Cenário Empreendedor e a Transmissão de Valores

Em 2021, o Brasil conquistou a 7º posição no ranking do Global Entrepreneurship Mo…

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x