Parlamentares pedem medidas para evitar tragédias como a do shopping Rio Anil

Parlamentares pedem medidas para evitar tragédias como a do shopping Rio Anil

O incêndio que deixou 2 mortos e 13 feridos nas salas do cinema Cinesystem, no Rio Anil Shopping, em São Luís, na tarde desta terça-feira (07), alertou as autoridades da capital maranhense quanto as medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público, conforme determina a Lei nº13.425/2017. Nesta quarta-feira (08), por meio das redes sociais ou em entrevista à imprensa, alguns vereadores defenderam maior rigor na fiscalização para evitar novas tragédias nos grandes estabelecimentos comerciais.

O vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC), que é médico, disse que é necessário trabalhar para evitar tragédias como essas. O parlamentar afirmou que está protocolando uma proposição na Câmara no sentido de propor uma reunião com Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Blitz Urbana.

“Eu não quero fazer juízo de valor, pois eu não conheço os protocolos do estabelecimento comercial. Não se sabe exatamente qual foi a causa, mas é preciso muito mais rigor na fiscalização”, disse Dr. Gutemberg.

O parlamentar afirmou ainda que a tragédia provocou em todos nós uma sensação de insegurança, de impotência, de receio, de que isso que aconteceu possa se repetir em outros locais. Por isso, segundo ele, seria necessária uma audiência para analisar os fatos visando ampliar o rigor na fiscalização.

“Não tem o que justifique a perda de uma vida humana dentro daqueles lugares, que para a gente, seriam locais mais seguros possíveis. Imagina a tranquilidade para um pai ou uma mãe, sabendo que seu filho saiu de casa e foi para um shopping ou para fazer um lanche ou assistir um filme, porque em nossa cabeça, são os locais mais seguros e protegidos que nós temos. Por isso, estou propondo essa audiência para que possamos analisar os fatos, mas cobrar mais rigor na fiscalização”, completou.

Medida de prevenção

O vereador Álvaro Pires (PMN) também afirmou que pretende adotar medidas visando aumentar a fiscalização sobre a segurança de lojas das áreas comerciais na capital maranhense. O parlamentar destacou que estuda apresentar uma proposta visando buscar uma ação para prevenir incêndios nestes grandes centros comerciais.

“Toda concentração de público existe risco. Por isso, vou analisar com minha equipe, a possibilidade de apresentar uma proposta voltada para a fiscalização visando garantir segurança e medidas de prevenção”, explicou.

Rigor na investigação

Pelas redes sociais, o vereador Ribeiro Neto (Patriotas) revelou que vai encaminhar ofícios aos órgãos responsáveis cobrando uma explicação ao que de fato aconteceu. “Encaminharemos ofícios aos órgãos responsáveis para apurarmos o que de fato aconteceu, e quem deve ser responsabilizado”, disse

Quem também adotou a mesma posição foi o vereador Raimundo Penha (PDT) que pediu providências para que as causas sejam investigadas visando impedir que algo parecido volte a acontecer. “Espero que todas as medidas de segurança sejam tomadas e que as causas sejam investigadas para que nada parecido volte a acontecer”, frisou.

Umbelino Júnior (PL) disse que confia na investigação que começou a ser feita buscando esclarecer o que teria motivado a tragédia. “Acredito no trabalho sério do Corpo de Bombeiros e de toda investigação que já começou a ser feita!”, afirmou.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x