Segurança Pública lança App Disque-Denúncia Maranhão

Segurança Pública lança App Disque-Denúncia Maranhão

A população maranhense agora conta com uma nova ferramenta para auxiliar as forças de segurança no combate à criminalidade, o aplicativo Disque-Denúncia Maranhão, que pode ser baixado em qualquer smartphone, nas plataformas iOS ou Android.

Iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o aplicativo busca incentivar, sobretudo, a participação ativa da comunidade no combate a uma série de crimes como homicídio, tráfico de drogas, violência doméstica, desaparecimento de pessoas, perturbação do sossego, roubo e outros delitos que afetam a tranquilidade da população.

Para denunciar é preciso seguir um passo a passo simples. Após fazer o download, o usuário deverá selecionar o crime que deseja denunciar no espaço “assunto” e, depois, contar o que ocorreu, citar as pessoas envolvidas, a data da ocorrência, dentre outras informações relevantes para devida apuração policial.

Os usuários deverão informar, ainda, a cidade e o bairro onde o fato que está sendo denunciado ocorreu. Além disso, o denunciante também poderá anexar imagens ou vídeos da ocorrência. Tudo isso poderá ser feito em absoluto sigilo, caso o usuário opte por enviar a denúncia sem revelar sua identidade. Para isso, basta marcar a opção “anônimo” que aparece na tela inicial.

Uma vez enviada a denúncia, o usuário poderá acompanhá-la por meio de um protocolo em aba específica dentro do aplicativo. Todas as ocorrências denunciadas por meio do App Disque-Denúncia Maranhão são recebidas e registradas na Central de Atendimento, onde são distribuídas para tratativas conforme o crime relatado.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, enfatiza a importância deste novo recurso para a população. “O aplicativo Disque Denúncia Maranhão é uma ferramenta valiosa que fortalece a parceria entre os órgãos de segurança e a sociedade civil. Com a participação ativa dos cidadãos, podemos fazer com que o nosso estado avance muito mais em termos de segurança pública”.

Além do aplicativo Disque-Denúncia Maranhão, a população poderá utilizar o 181 e os telefones (98) 3223-5800 (para denúncia de ocorrências da capital) e 0300 31 35800 (para denúncias provenientes de outras regiões do estado). O WhatsApp (98) 99224-8660 também seguirá disponível para denúncias. Ambos os serviços estão disponíveis durante 24h, sete dias por semana.

“O aplicativo Disque-Denúncia Maranhão se soma aos recursos já existentes, fortalecendo nossa abordagem conjunta no combate à criminalidade. Estamos unidos na busca por um Maranhão mais seguro e, para isso, a participação da população é indispensável”, pontua o coordenador do Disque-Denúncia, o delegado Luís Jorge.

 

Saiba mais

O Disque-Denúncia Maranhão é um serviço à disposição da população para denúncias de crimes ocorridos no Estado do Maranhão, que tem como um de seus pilares o sigilo da fonte, buscando resguardar o denunciante. Caso o cidadão deseje registrar um Boletim de Ocorrência (B.O), comunicando um crime do qual foi vítima, será necessário acessar a delegacia online ou procurar a delegacia física mais próxima.

Em caso de emergência, o cidadão deverá entrar em contato com o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), por meio do telefone 190. O órgão engloba serviços de atendimento prestados pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros serviços de emergência prestados pela Polícia Civil, Instituto Médico Legal e Instituto de Criminalística.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x