PM começa Operação Semana Santa Segura na Grande Ilha e interior

PM começa Operação Semana Santa Segura na Grande Ilha e interior

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), deu início na tarde desta quinta-feira (6) à Operação Semana Santa Segura, com o reforço do policiamento ostensivo na capital, São Luís, municípios da Grande Ilha e demais cidades do interior do estado. Durante os quatro dias do feriado da Páscoa, a Policia Militar do Maranhão atua intensificando o patrulhamento em bairros e realizando barreiras policiais, entre outras ações para prevenção da violência.

Na Grande São Luís, o início da operação Semana Santa Segura teve início na região Itaqui-Bacanga, com a concentração e deslocamento do efetivo policial, saindo do 1º Batalhão de Policia Militar, no Anjo da Guarda, para reforçar a segurança durante o espetáculo Via Sacra. O evento católico que revive a Paixão de Cristo reúne milhares de pessoas durante os dois dias em que ocorrem a encenação.

O secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, e o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Emerson Bezerra, acompanharam o início da operação no Anjo da Guarda, de onde seguiram para o Comando Geral da Polícia Militar, no Calhau, local em que o efetivo da operação especial seguiu para bairros de São Luís e demais municípios da Grande Ilha. O secretário conversou com os comandantes e com a tropa, passando as diretrizes da operação. “Mais uma ação integrada do Sistema de Segurança Pública do Maranhão com o foco na prevenção da violência, como é determinação do governador Carlos Brandão. É assim que vamos seguir trabalhando, em conjunto e presente em todo o estado, para garantir mais segurança para toda população”, ressaltou Mauricio Martins.

O comandante geral ressaltou que a operação será realizada em diversas frentes. “A operação conta com um reforço no policiamento não só na Via Sacra, mas nos pontos turísticos, vias de grande movimentação durante todo o feriado na Grande Ilha. No interior, as ações também serão realizadas diuturnamente para garantir tranquilidade a todos”, disse o coronel.

Na operação, serão empregados o policiamento motorizado (viatura e motocicleta), a pé e montado, além do uso de aeronaves do Centro Tático Aéreo (CTA), que dará suporte às ações.

Os trabalhos estão concentrados em pontos estratégicos e de maior circulação de pessoas e motoristas, onde serão executadas ações ostensivas e preventivas com a montagens de barreiras policiais e abordagens.

Operações integradas

Além da Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e a Perícia Oficial de Natureza Criminal também estão com reforço das ações em São Luís e nos demais municípios maranhenses.

Polícia Civil

Entre os dias 6 e 9 de abril, a Polícia Civil do Maranhão irá funcionar em regime de 24h, nos sete plantões da Grande São Luís. No fim de semana, estarão em funcionamento os plantões centrais do Cohatrac, Cajazeiras, Itaqui-Bacanga, Cidade Operária, Maiobão, além do Plantão da Superintendência de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP) e o da Delegacia Especial da Mulher (DEM).

Corpo de Bombeiros Militar

Durante o período de feriado, o alerta é sempre ligado para o Corpo de Bombeiros, especialmente nas estradas e rodovias. Para prevenir possíveis acidentes, as equipes da corporação estão reforçando a segurança em todo o estado, devido ao maior fluxo de pessoas nas estradas.

Na capital, as equipes do CBMMA estão trabalhando com efetivo reforçado, principalmente nas praias, onde há um aumento esperado no número de ban. Essa operação é cuidadosamente planejada pelo Batalhão de Bombeiros Marítimos, com o objetivo de ampliar as abordagens e conscientizar os banhistas sobre a presença dos salva-vidas.

Centro Tático Aéreo

O Centro Tático Aéreo (CTA) está atuando por meio de plantões nas bases de São Luís, Presidente Dutra e Imperatriz, com foco nas ações de patrulhamento aéreo preventivo e ações nas regiões de praias para operações de resgate e salvamento de afogados. O CTA disponibilizou, inclusive, uma aeronave à região dos Lençóis Maranhenses, em reforço à segurança de turistas e visitantes, assim como para o atendimento de resgate e transporte aeromédico.

Perícia Geral

Os institutos da Perícia Oficial trabalham em regime de plantão, seguindo suas escalas previamente definidas, mantendo o atendimento das ocorrências, quando requisitadas, conforme planejamento mensal. Em São Luís, funcionam os institutos de Criminalística, de Identificação, Médico Legal e o Instituto Laboratorial de Análises Forenses. Em Timon, institutos de Criminalística e Médico Legal. Em Imperatriz, também estão em funcionamento os institutos de Criminalística e Médico Legal.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x